I Feira de Saúde supera expectativas e entra na agenda da Prefeitura de Cardeal da Silva

0
548

A I Feira de Saúde de Cardeal da Silva foi realizada nessa segunda-feira, no Ginésio de Esportes. A feira aproximou os profissionais que atendem nas unidades do SUS geridas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da população, que pôde conhecer melhor os serviços disponíveis, se informar e ter acesso a atendimentos nas áreas de Saúde e Assistência Social.

Cerca de dois mil moradores e moradoras da sede e dos povoados receberam atendimentos como , preventivos, aferição de pressão, exames preventivos de câncer de próstata (PSA), triagem para mamografia e para o Hospital da Mulher, testes de Glicemia, testes rápidos de HIV/Sífilis/Hepatite, Eletrocardiograma, vacinação, aplicação de flúor e distribuição de produtos de higiene bucal e de panfletos sobre diversas doenças e meios de prevenção.

Além disso, os participantes puderam contar com ações da Secretaria de Assistência Social – Semas, como limpeza de pele, massagens, serviço de manicure, stand da Vigilância Epidemiológica e um espaço para as crianças, montado pela Secretaria da Educação- SEDUC.

“Achei a ideia da feira muita boa porque desperta as pessoas para cuidarem da saúde. É em um momento deste que alguém pode descobrir algum problema, e começar um tratamento”, contou o comerciante Edson Noé, morador do povoado Jangada, na fila para exame PSA.

“Tem que ter mais feiras como essa  para a gente saber a quem recorrer e também não é todo dia que a gente pode fazer vários exames  num só dia e num lugar só”, falou Carla Meire, moradora da sede, que já havia feito o preventivo, e aguardava pela aferição de pressão.

De acordo com a Secretária de Saúde, Nadja Brito, o evento superou todas as expectativas de público e cumpriu o objetivo de atender à demanda reprimida para exames e outros serviços de saúde, além de permitir o contato direto dos técnicos com a comunidade, promovendo mais interação. “A Feira foi um sucesso, pois ajudou a tornar conhecidas alguns serviços da SESAU e estimular a prevenção” disse Nadja.

“Avançar na Saúde em Cardeal é um dos lemas da nossa gestão e nós teremos a Feira de Saúde todos os anos, com cada vez mais serviços, para que possamos atender o maior número de pessoas de uma vez só. Hoje, além de todo o Atendimento Básico nos PSF’s,  nos empenhamos para investir na compra de remédios para a  Farmácia Básica , oferecemos especialistas que estão fora do Atendimento Básico, como Geriatra e, em breve, entregaremos o Pronto Atendimento totalmente requalificado, com mobiliário novo, nova Enfermaria, banheiros reformados e atendimento informatizado”, assegurou a prefeita Mariane Mercuri.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here